ESPETÁCULOS

O MÁGICO DE OSS | CIA. DO ABRAÇÃO

Na nossa história, a protagonista, Doroti, uma menina egoísta e dominadora, briga com seus amigos e se sente incompreendida por seus avós. Em um ataque de fúria, a menina egoísta que acredita que a vida que leva é sem graça e sem cores, se vê abduzida por um furacão que a transporta para um lugar mágico e colorido. Na jornada psicodélica de Doroti, ela encontra um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um tigre covarde. Todos se unem para encontrar o único que poderá dar-lhes o que cada um necessita: o poderoso Mágico de OSS, o único capaz de dar um cérebro, um coração, coragem e o caminho de volta para casa. Porém, em nossa história, toda esta viagem, todos estes encontros, tudo foi apenas projeção do subconsciente de Doroti que, com a viagem, transcendeu suas fraquezas e conquistou virtudes.


A BELA E A FERA | CIA. DO ABRAÇÃO

Neste espetáculo a Cia. do Abração propõe a releitura deste clássico, adaptando-o ao contexto brasileiro dos bailes de carnaval, com todas as suas características culturais, códigos e musicalidade que atravessa do samba ao frevo, passando pelas singelas marchinhas, para ressaltar temas de valorização da arte e de valores essenciais, questionando o conceito de beleza, para falar de virtudes humanas e do amor.
A história é narrada por um bloco carnavalesco e se utiliza de todas as alegorias do carnaval, incluindo fantasias, máscaras e instrumentos musicais da bateria de uma escola de samba, que são utilizados ao vivo pelos atores.



ZUM ZUM ZUM | GRUPO TUPI PERERÊ

"Zum Zum Zum" dos Pererês é um espetáculo que reúne a música e o teatro. Celebra o tempo, a magia das histórias, o encontro com a poesia, mistérios e enigmas que fazem a terra girar em suas estações. Os músicos e atores foram provocados cenicamente ao jogo, ao chão, brincando no lugar das infâncias. Lu Paes, diretora residente para a obra, e com grande experiência e pesquisa no método de Viola Spolin, trouxe ao grupo a ideia de viver o momento presente, o acontecimento do teatro como linguagem e brincadeira. Teatro que joga, brinca com o imaginário das Crianças. É uma mistura divertida, personagens e narrativas, música, imagem, tons oníricos. Zum Zum Zum é de brincar, inventar, continuar.




ENTRE O SOL E A LUA  | CIA. DIA DE ARTE

“Entre o sol e a lua” é um espetáculo infantil, com influências do teatro mambembe e do teatro de rua. A sua dramaturgia e músicas são originais e apresentam uma história sensível e didática. Com muitas músicas e aventuras as crianças entendem que podem ser ouvidas e aprendem como elas precisam reagir quando se sentirem em perigo. Lobato e Carmélia são amigos e em uma distante viagem para um sonho conquistar se aventuram para o sol e a lua encontrar. E nesta viagem aprendem que em estranho nenhum é bom confiar mesmo sendo simpático e querendo ajudar e que uma grande amizade vale mais do que qualquer sonho realizar. Além de lúdico e poético, o espetáculo sugere que toda criança pode e deve se proteger e que se algo incomodar, um adulto de confiança precisa chamar.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------


EDIÇÃO 2016
ESTÓRIAS BRINCANTES DE MUITAS MAINHAS



SINOPSE
Nossos contadores de estórias, três divertidos e ingênuos velhinhos ucranianos se confundem, brincam e se emocionam com a pureza própria de uma criança. Movidos pelos sentimentos de saudades e lembranças, começam a falar sobre suas próprias mães e sobre as diferentes mães que conhecem. Neste clima de brincadeira e Faz-de-Conta, fazem abstrações, imaginando que todas as coisas, objetos do cotidiano e elementos da natureza, também têm mães. Concluem-se como podem ser diferentes e ao mesmo tempo semelhantes a nós, as diversas relações entre mães e filhos, ressaltando o respeito que devemos ter pelas diferenças individuais de cada ser humano, quer seja ele mãe ou filho: tudo quanto a imaginação e a sensibilidade de uma criança podem permitir. Um trabalho de muita sensibilidade e delicadeza feito para todas as crianças, de todas as idades, inclusive, aquelas dentro de nós.
Toda a pesquisa estética possui inspiração na cultura Leste Europeia, ressaltando a polonesa e a ucraniana, que influenciam fortemente a formação cultural do sulista, devido ao processo de colonização europeia na região paranaense. Buscamos, assim, tratar de uma cultura local, porém, universalizante.
O espetáculo “Estórias Brincantes de Muitas Mainhas”, proposto para a circulação em pequenas cidades, no Estado do Paraná, na CIRCULAÇÃO 1, tem um longo histórico de apresentações, premiações e reconhecimento de público e crítica em diferentes palcos de festivais nacionais, internacionais e de Curitiba. Na sua concepção estética, encontramos traços da cultura ucraniana, fundamental na identidade cultural paranaense. Nesta iniciativa pretendemos compartilhar com um público que se encontra fora de nosso circuito de referência e de pouco acesso às produções realizadas, concentradas, na capital paranaense. Um dos focos deste projeto é valorizar a união da cultura popular brasileira com a de povos que imigraram para o Brasil, neste caso, a cultura ucraniana e polonesa, que em maior densidade estiveram presentes na ocupação do estado do Paraná.


ESTÓRIAS BRINCANTES DE MUITOS PAIZINHOS


SINOPSE
Os “Tingas”, três simpáticos e oníricos personagens, buscam um Pai, um norte que oriente para a escolha de caminhos e “dê um jeito” no mundo, que todos temos o dever de cuidar. Nesta estória de afeto e respeito à diversidade de um mundo “bagunçado” apresentam-se às crianças várias figuras paternas desde o pai biológico ao adotivo, aquele que educa em casa e na escola, o pai escolhido por afinidade e até mesmo a própria “mãe-pai”, entre outras diversas formas de afeto paternalista.  De forma lúdica, se possibilita a compreensão de diferentes aspectos da relação pai e filho, de suas abstrações e metáforas.
“Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” é a valorização da diversidade cultural de uma terra/nação, e de cada um de nós, em particular, como resultado do encontro entre o semeador e a terra, o pai e a mãe. Uma viagem lúdica ao interior de nossa terra PARANÁ e de nós mesmos, através de histórias de Pais e Países. Uma brincadeira de encontros e amores com nossa identidade. E a certeza de que ser pai é, antes de tudo, uma celebração da vida, do amor e do sagrado.
O espetáculo “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”, proposto para a circulação em cidades de maior desenvolvimento, no Estado do Paraná, na CIRCULAÇÃO 2, desenvolvido em parceria com a Cia. do Abração, tem, também um longo currículo, com reconhecimento de público e crítica em vários festivais especializados neste segmento. Seu tema é uma homenagem à rica fusão de culturas advindas de seus colonizadores, resultando em uma verdadeira elegia à cultura paranaense. Queremos assim reforçar laços da nossa cultura, identificando e fortalecendo a cultura Paranaense.


ESPETÁCULOS CONVIDADOS



AS AVENTURAS DO LOBO MAU
Maringá -  Cia. CIRCO DE TEATRO SEM LONA
SINOPSE: O Espetáculo  é uma adaptação de Pedro Ochôa que também assina a Direção.  Apresentamos  dois contos adaptados da literatura clássica infantil “Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos”. Uma comédia irreverente que busca a cumplicidade da criança por meio de estripulias teatrais com a linguagem circense.



EU CHOVO,TU CHOVES ELE CHOVE
Campo Mourão -  GRUPO TRAPOS
SINOPSE: Um clássico da dramaturgia infantil. Simplicidade e criatividade. 'Eu chovo, tu choves, ele chove' - uma de suas peças mais premiadas - é um exemplo de como é fácil fazer chover boas idéias. Com seu texto ágil e divertido, a autora faz um delicioso e bem humorado elogio à liberdade, mostrando como um simples pingo de chuva pode subverter a ordem estabelecida e transformar a vida numa grande aventura. Um chuveiro mandão, uma sereia perua, um ovo mudo que aprende a falar de repente, uma ova muito prendada e um pingo de chuva atrapalhado. Tudo pode acontecer quando essa turma do barulho se encontra.



INQUILIBRIO
Cascavel - GRUPO SERIO
SINOPSE: Retirando uma lona circense de dentro de uma mala, o palhaço Tupisco Papipaquígrafo se depara com o público lhe observando e os convida a ajudá-­lo montar o circo e a entrar num mundo onde pessoas de todas as idades podem brincar com um dos maiores brinquedos que possuímos, a imaginação. Além disso o público pode prestigiar todas suas habilidades “inquilibrísticas”, e perceber que se arriscar é o primeiro passo pra se conseguir o que deseja.

Comentários

Postagens mais visitadas