ABRAÇANDO PRUDENTÓPOLIS

Prudentópolis, a cidade das cachoeiras! Suspeito que tenha uma cachoeira para cada família, a maioria carregada de traços ucranianos, porque 80% da população desse município é descendente dos imigrantes ucranianos. 


A doçura da terra de Prudentópolis, a "Capital do Mel", chegou até nós pelo canto de uma professora. Esta, ao chegar com sua escola para assistir a peça, no Ginásio de Esportes da cidade, nos informou que eles tinham aula de ucraniano na escola. Como na peça "Estórias Brincantes de Muitas Mainhas", que iríamos apresentar para eles, tem várias falas em ucraniano, logo fomos pedir auxílio para ela, e quem sabe aprender algo novo! E foi assim que ela nos presenteia cantando "Mnohaya lita", uma música de celebração ucraniana, usada em aniversários, casamentos e celebrações religiosas. Sua doce voz, e a forma lírica com que cantou, nos envolveu de afeto, qual pudemos retribuir à seus alunos e ao público todo através da peça, que resgata a cultura ucraniana.

O fato de apresentarmos uma peça de teatro no Ginásio de Esportes demonstra a carência de infraestrutura da cidade para receber cultura. Espero que nossa presença, fomentando a ganância por arte, tenha evidenciado a necessidade local de incentivar a cultura, para que a comunidade tenha acesso à mais produções culturais e o tenha em qualidade, dentro de um teatro!


Para nós foi uma delícia, compartilhar de nosso trabalho e receber de presente um canto, e o encanto nos olhos das crianças. 





Comentários

Postagens mais visitadas